www.helpinsect.com.br

Piracicaba / SP (19) - 3434 9651 / sac@helpinsect.com.br

domingo, 29 de setembro de 2013

Quem são os animais peçonhentos e o que eles causam?


Imagem: www.reidaverdade.net



O Instituto Butantan, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, desenvolve inúmeras atividades, podendo ser destacadas dentre elas a pesquisa e também a assistência às vítimas de animais peçonhentos. A Instituição disponibiliza vários trabalhos científicos e também informações de interesse do cidadão, como esta publicação que aborda a prevenção e as medidas principais a tomar em caso de acidentes com animais peçonhentos.


ACIDENTES POR COBRAS:

Imagem: http://ltc.nutes.ufrj.br
Acidente botrópico (causado por serpentes do grupo das jararacas): dor e inchaço no local da picada, às vezes com manchas arroxeadas e sangramento pelos orificios da picada; sangramentos em gengivas, pele e urina. Pode evoluir com complicações como infecção e necrose na região da picada e insuficiência renal.


Imagem: cobrasbrasileiras.com.br

Imagem: http://marcelocobra.blogspot.com

Acidente laquético (causado por surucucu): quadro semelhante ao acidente botrópico, acompanhado de vômitos, diarréia e queda da pressão arterial.





Imagem: cobrasbrasileiras.com.br


Imagem: www.hospvirt.org.br
Acidente crotálico (causado por cascavel): no local sensação de formigamento, sem lesão evidente; dificuldade de manter os olhos abertos, com aspecto sonolento, visão turva ou dupla, dores musculares generalizadas e urina escura.


Imagem: brasilescola.com.br

Imagem: www.corrimundo.com.br
Acidente elapídico (causado por coral verdadeira): no local da picada não se observa alteração importante; as manifestações do envenenamento caracterizam-se por visão borrada ou dupla, pálpebras caídas e aspecto sonolento.



Convém lembrar que serpentes não peçonhentas também podem causar acidentes e que nem sempre as serpentes peçonhentas conseguem inocular veneno por ocasião do acidente. 

Cerca de 40% dos pacientes atendidos no Hospital Vital Brazil são picados por serpentes consideradas não-peçonhentas ou por serpentes peçonhentas que não chegaram a causar envenenamento.


ACIDENTES POR ESCORPIÃO:

Imagem: www.biomax-mep.com.br
Os escorpiões de importância médica estão distribuídos em todo o país, causam dor no local da picada, com boa evolução na maioria dos casos, porém crianças podem apresentar manifestações graves decorrentes do envenenamento.


Imagem: www.aprenda.bio.br
Em caso de acidente, recomenda-se fazer compressas mornas e analgésicos para alívio da dor até chegar a um serviço de saúde para as medidas necessárias e avaliar a necessidade ou não de soro.

ACIDENTES POR ARANHAS:

Imagem: www.filmesoonline.com.br

São três os gêneros de aranhas de importância médica no Brasil:


Imagem: www.seresvivosdorn.blogspot.com 
Loxosceles ("aranha-marrom"): é importante causa de acidentes na região Sul. A aranha provoca acidentes quando comprimida; deste modo, é comum o acidente ocorrer enquanto o individuo está dormindo ou se vestindo, sendo o tronco, abdome, coxa e braço os locais de picada mais comuns.



Os sintomas variam e devem ser divididos em duas formas: O loxoscelismo cutâneo e o loxoscelismo visceral.*


Imagem: www.aprenda.bio.br
Loxoscelismo cutâneo: É a forma mais comum, observada em mais de 80% dos casos. A picada é indolor e muitos pacientes acham que não é nada. Depois de 6 horas aparecem inchaços e vermelhidão no local da picada. Após 24 horas, começam a aparecer lesões equimóticas, como sangue batido misturado a áreas de palidez. 


Imagem: www.aprenda.bio.br
A dor começa a ficar mais forte e, cerca de 5 dias depois, a lesão se delimita e forma uma crosta necrótica seca. Depois de duas ou três semanas, essa crosta se desprende, mas diferentemente daquela casquinha que amamos arrancar, a pele embaixo não está curada. 




Na verdade forma-se uma úlcera, que pode demorar de meses a anos para cicatrizar completamente. A perda de tecido pode variar de lesão superficial a feridas profundas com muita perda de tecido.

Além da ferida, febre, náuseas, vômitos e mal estar podem estar presentes, geralmente nos 3 primeiros dias após a picada.

Loxoscelismo Cutaneo-Visceral: É a forma mais grave. Pacientes com essa forma normalmente apresentam hemoglobinúria (sangue na urina) e anemia aguda, causada pela hemólise, que é a destruição dos glóbulos vermelhos do sangue. Não existe qualquer relação do tamanho da ferida, com a gravidade da forma cutâneo-visceral. O paciente pode apresentar Insuficiência renal aguda. A letalidade do loxoscelismo gira em torno de 0,1% a 1,5%. * fonte: www.aprenda.bio.br


Imagem: jpbigblog.blogspot.com

Phoneutria ("armadeira", "aranha-da-banana", "aranha-macaca"): a maioria dos acidentes é registrada na região Sudeste, principalmente nos meses de abril e maio. É bastante comum o acidente ocorrer no momento em que o indivíduo vai calçar o sapato ou a bota.



Latrodectus ("viúva-negra"): encontradas predominantemente no litoral nordestino, causam acidentes leves e moderados com dor local acompanhada de contrações musculares, agitação e sudorese.



As aranhas caranguejeiras e as tarântulas, apesar de muito comuns, não causam envenenamento. As que fazem teia áreas geométricas, muitas encontradas dentro das casas, também não oferecem perigo.

ACIDENTES COM LAGARTAS OU TATURANAS:


As taturanas ou lagartas que podem causar acidentes são formas larvais de mariposas que possuem cerdas pontiagudas contendo as glândulas do veneno. É comum o acidente ocorrer quando a pessoa encosta a mão nas árvores onde habitam as lagartas.


O acidente é relativamente benigno na grande maioria dos casos. O contato leva a dor em queimação local, com inchaço e vermelhidão discretos. Somente o gênero Lonomia pode causar envenenamento com hemorragias à distância e complicações como insuficiência renal.


Soros

Os soros antipeçonhentos são produzidos no Brasil pelo Instituto Butantan (São Paulo), Fundação Ezequiel Dias (Minas Gerais) e Instituto Vital Brazil (Rio de Janeiro)

Toda a produção é comprada pelo Ministério da Saúde que distribui para todo o país, por meio das Secretarias de Estado de Saúde. Assim, o soro está disponível em serviços de saúde e é oferecido gratuitamente aos acidentados



Fonte: http://www.butantan.gov.br/home/acidente_por_animais_peconhentos.php

0 comentários:

Postar um comentário